A Aliança Voz da Liberdade pretende juntar os partidos que durante vários anos têm tentado alcançar um resultado que permite a eleição de pelo menos um representante para a Assembleia da República. A AVL é um projecto político que pretende um pré-acordo entre vários partidos sem representação parlamentar, mantendo integralmente a matriz ideológica de cada força politica.
Apresentação da AVL e Objectivo!
A AVL considera que em Portugal, dadas as fortes restrições do sistema, só existem três hipóteses dos partidos sem representação parlamentar poderem eleger pelo menos um deputado:
- Através de um robusto Orçamento;
- Ter como cabeça de lista uma figura Pública Mediática;
- Através de uma coligação de vários partidos.
Dada a proximidade ou até mesmo uma hipotética antecipação de eleições legislativas, é urgente o inicio do diálogo entre os vários partidos políticos sem assento parlamentar no sentido de se obter um pré-acordo de coligação.
No caso de ser eleito um deputado através desta plataforma de partidos, o deputado é eleito num sistema de rotatividade, em que cada partido nomeia o seu representante. Ou seja, durante os quatro anos, os partidos da AVL participarão durante um determinado período de tempo ( ex: 6 meses ou 1 ano) conforme o número de partidos que integra a AVL.
Este projecto vai avançar dentro de uma semana com o estabelecimento dos primeiros contactos entre as diversas forças políticas, independentemente da sua matriz ideológica. O objectivo é comum a todos os pequenos partidos e cada qual com as suas propostas, que é o de eleger pelo menos um deputado nas próximas eleições legislativas, pelo que serão respeitadas por todos, as propostas de cada um dos partidos.
Não se trata de uma fusão como já se deu a entender, mas sim, de uma Aliança, composta por partidos pequenos, em que cada qual apresenta as suas propostas, as suas"bandeiras", mas todos com o mesmo objectivo.