terça-feira, outubro 25, 2005

Metropolis

O Super-Homem disfarçava-se de Clark Kent usando um par de óculos. Ninguém reconhecia o Clark Kent como sendo o super Homem, devido aquele par de óculos que ele usava.
Lois Lane, no entanto, quando vê Clark tirar os óculos, observa as semelhanças entre a sua cara e a de Super-Homem (são a mesma), e começa a desconfiar que Clark Kent e Super Homem, já quem sem óculos partilham as mesmas feições, são uma e a mesma pessoa. Genial! Todos sabemos que as suspeitas de Lois se confirmam, e uma bela história de amor nasce entre os dois.

Há quem tenha sugerido que os óculos de Clark Kent eram "óculos mágicos" com a habilidade de transfigurar as caras de quem a usa. Mas todos os que viram o filme sabem muito bem que a cara de Clark Kent é a mesma do que a do Super-Homem, só que com óculos. Esta teoria deve portanto ser desacreditada.

A verdadeira explicação de tudo isto é óbvia: todos nós temos no cérebro uma secção dedicada ao reconhecimento de caras. Em Metropolis, criou-se um micro-clima favorável à propagação de uma mutação genética que afecta essa secção do cérebro. Assim sendo, os habitantes de Metropolis reconhecem como familiares caras exactamente iguais aquelas que já viram ou conheceram. É possível portanto observar estes diálogos nessa cidade:

mulher1: Vem querido, dá-me um beijo!
homem1: Não! Tu não és a minha mulher! Eu sou casado (pela Igreja Felgeirista dos últimos dias, ainda por cima!)
mulher1: Que idiota, pá! Eu apenas pús baton.
homem1: Não me enganas! Queres enganar-me!
mulher1: Raios! Não funcionou.
homem1: A minha mulher muda de cara quando põe baton, mas fica com uma cara diferente dessa!
mulher1: Ela já experimentou pintar o cabelo de azul, como nas BDs do Super-Homem?
homem1: Não.
mulher1: Ah!Ah! Para a próxima já sei!

Ou então:
homem2: Querida ajuda-me! Caí da bicicleta e feri a cara!
mulher2: Que é do meu marido? Que lhe aconteceu?
homem2: Sou eu querida! Magoei a minha cara! Estou a sangrar.
mulher2: Desapareça! Nunca o vi! Que é feito do meu marido? Como pode ter desaparecido assim? O que é que você lhe fêz???? Não sabe com quem se meteu! Ele era pastôr da igreja Felgueirista dos últimos dias!

Note-se a dificuldade no reconhecimento da voz, que também afecta os habitantes de Metropolis. Os mais espertos levam sempre um bigode postiço no porta-luvas para escaparem às multas de trânsito.

5 comentários:

elias_moss disse...

Chegas tarde!

Anónimo disse...

Não será Lois Lane??

João Vasco disse...

O Super-Homem, ignorante, atribui a dificuldade de reconhecimento de Lois à sua estupidez. Apenas se esquece que todos os habitantes de Metropolis partilham a mesma dificuldade.

O Super-Homem deveria ler este artigo para estar melhor informado acerca do verdadeiro motivo que causa essas dificuldades. Provavelmente até seria uma ajuda inestimável ao seu relacionamento com Lois, sem ter de chegar a casa num dia mal-humurado a insultá-la a ela e aos outros.

Isso assim não se faz!

João Vasco disse...

Anonymous: Sim.

A Fénix de Schroedinger disse...

Aqui na GLX há razão para suspeitar do mesmo sindrome. A do bigode é de considerar.