quinta-feira, agosto 04, 2005

Biografia de Sócrates

Nasceu Sócrates em 470 ou 469 a.C., em Atenas, filho de Sofrônico, escultor, e de Fenáreta, parteira. Aprendeu a arte paterna, mas dedicou-se inteiramente à meditação e ao ensino filosófico, sem recompensa alguma, não obstante sua pobreza. Desempenhou alguns cargos políticos e foi sempre modelo irrepreensível de bom cidadão. Combateu a Potidéia, onde salvou a vida de Alcebíades e em Delium, onde carregou aos ombros a Xenofonte, gravemente ferido. Formou a sua instrução sobretudo através da reflexão pessoal, na moldura da alta cultura ateniense da época, em contato com o que de mais ilustre houve na cidade de Péricles.

Inteiramente absorvido pela sua vocação, não se deixou distrair pelas preocupações domésticas nem pelos interesses políticos. Quanto à família, podemos dizer que Sócrates não teve, por certo, uma mulher ideal na quérula Xantipa; mas também ela não teve um marido ideal no filósofo, ocupado com outros cuidados que não os domésticos.

Quanto à política, foi ele valoroso soldado e rígido magistrado. Mas, em geral, conservou-se afastado da vida pública e da política contemporânea, até que, pouco depois do 25 de Abril, com 16 anos, ingressou na JSD, saindo em ruptura logo no ano seguinte, de 1975. Foi militante do Partido Socialista desde 1981 e presidente da Federação Distrital de Castelo Branco entre 1986 e 1995, integrando o secretariado nacional desde 1991. Foi peputado à Assembleia da República desde 1987, pelo círculo de Castelo Branco. Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Ambiente no XIII Governo Constitucional, entre 1995 e 1997, com competências delegadas em matérias de ambiente e defesa do consumidor.

Foi movida uma acusação contra ele por Mileto, Anito e Licon: de corromper a mocidade e negar os deuses da pátria introduzindo outros. Sócrates desdenhou defender-se diante dos juizes e da justiça humana, humilhando-se e desculpando-se mais ou menos. Tinha ele diante dos olhos da alma não uma solução empírica para a vida terrena, e sim o juízo eterno da razão, para a imortalidade. E preferiu a morte. Declarado culpado por uma pequena minoria, assentou-se com indômita fortaleza de ânimo diante do tribunal, que o condenou à pena capital com o voto da maioria.

Foi então que se tornou Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro no XIII Governo Constitucional, entre 1997 e 1999, com a tutela das áreas da toxicodependência, desporto, juventude e, mais tarde, comunicação social. Depois veio a ser Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território no XIV Governo Constitucional, entre Outubro de 1999 e Abril de 2002.

Tendo que esperar mais de um mês a morte no cárcere - pois uma lei vedava as execuções capitais durante a viagem votiva de um navio a Delos - o discípulo Criton preparou e propôs a fuga ao Mestre. Sócrates, porém, recusou, declarando não querer absolutamente desobedecer às leis da pátria. E passou o tempo preparando-se para o passo extremo em palestras espirituais com os amigos. Especialmente famoso é o diálogo sobre a imortalidade da alma - que se teria realizado pouco antes da morte e foi descrito por Platão no Fédon com arte incomparável. Suas últimas palavras dirigidas aos discípulos, depois de ter sorvido tranqüilamente a cicuta, foram: "Devemos um galo a Esculápio". É que o deus da medicina tinha-o livrado do mal da vida com o dom da morte. Morreu Sócrates em 399 a.C. com 71 anos de idade.

Regressou em Abril de 2002 à Assembleia da República, onde exerceu o seu mandato de Deputado. Eleito Secretário Geral do Partido Socialista em Setembro de 2004. Hoje é primeiro ministro de Portugal.

NOTA: Há quem afirme que Sócrates afinal sabia qualquer coisa.

35 comentários:

Anónimo disse...

VC MISTURA FATOS VEJA SEU COMENTARIO LOUCO

Unknown disse...

pow naum entendi o final...
nada a ver...
ve se escreve as coisasdi verdade pq tem gente como eu q faz trabalhos de filisofia i pode errar por sua causa
xau

Anónimo disse...

Não para tudo...

Que texto mais sem nexo meuO... !

Rsss

1° diz q ele nasceu em 470 a.c
ai no final diz q ele morreu em 399 a.c

Como pode um pessoa morrer antes de nascer ?Dãããã( 470 a.c/ 399 a.c)

Pior...
Depois diz :

" Regressou em Abril de 2002 à Assembleia da República, onde exerceu o seu mandato de Deputado. Eleito Secretário Geral do Partido Socialista em Setembro de 2004. Hoje é primeiro ministro de Portugal."

Não meuO nd aV...Brow

Seem Noçãao . !

Isso é pra fzr trabalho e qm copiar vai se dar mtuuuu mal...Kara

Malz aew pra qm fez isso...

Mais... ta piicaa

Vlw aii

Beeiijoo's & Presta Atenção no q escreve Brother !!

Anónimo disse...

Nossa Velho...
Este conteúdo está muito confuso...
Sócrates nasceu em 470 a.c e morreu em 399 a.c,como pode acontecer isso...
Olha quem colocou está página em ar...me desculpa...!
Mas ela é sem préstimo nenhum...

BJoo's...

Anónimo disse...

caramba se eu ñ lesse isso ai tava fudida ia tirar zero no trabalho por causa de vcs ae ve se começa a escrever as coisas direito pq se ñ me fessor de filosofia vai me matar e que texto total sem nexo

Anónimo disse...

po meu cadê a inteligência? estuda mais pra poder publicar na net.....brincadeira né meu?

Anónimo disse...

bando de filhos de uma rapariga arrombada,essa disgraça ñ tem nada a ver caralho vão todos tomar no cusão........trabalho é o satanás.....xau

Anónimo disse...

É a primeira vez que visito este site, e sinceramente não sei quem permite que esse tipo e texto seja publicado. Embora pareça algo sério, o que percebo é uma falta de compromisso com a verdade e a total irresponsabilidade de seus editores, que permitem que tais absurdos sejam divulgados. Não sou profundo conhecedor de Sócrates, mas, como advogado que sou, estudei filosofia na faculdade o suficiente para desconfiar do que está escrito aqui. Portanto, em nome da boa-fé e da seriedade que merece o nome de Sócrates, sugiro que os responsáveis pela página revisem seu conteúdo, afim de previnir que pessoas sejam induzidas a erro, sobretudo estudantes ainda em formação.

Anónimo disse...

Se tiver errado nao tem problema a professora nao le so olha o tanto que voce copiou entao danice;]

[][]][][]][][][][][][][][][][][]][]

Anónimo disse...

Como assim? Se era pra publicar
que publicasse algo que valesse a pena..E a gente que depende disso aqui? como fica?

Anónimo disse...

Gente o texto em relação a Sócrates esta certo, acho quem escreveu deve ter copiado

Deixar o seu comentário
de algum lugar e não prestou atenção e misturou com um outro texto. Em relaçao a data de nascimento e morte de Sócrates esta certo sim, pois antes de cristo os anos eram contados ao contrário.Espero ter esclarecido.

Anónimo disse...

Espero nao me dessepicionar com oke eu copiei desse sait..

Anónimo disse...

Esse negócio das datas, não está errado, como está falando de antes de Cristo, quanto menor o ano, mais perto está dos tempos de depois de Cristo.

Anónimo disse...

Povo burro esses do ano passado que deixaram comentario ehm...
Diz que vcs sao burros maas eles é qm são e se fossem copiar para o trabalho tirariam a maior nota pois o professor iria dizer provavelmente iria dizer ''Parabéns vc foiu o unico que nao errou as datas .. elas nos confundem mesmo e só por isso eu te dei a maior nota.. apesar de vc ter copiado de algum lugar. (ironia)''
Entao axo que eles é que deviam se chamar de burro pois além de nao terem copiado isso
tenhu certeza que eles tiraram umas das menores notas.. kkkkkkk
Parabéns pela bolgrafia.. gosteei..

xaau

Unknown disse...

Putz veey..
O ano da morte e do nascimento dele tah ceerto.. {Antigamentee A.C a data era decrescente} :D Maiis o final é totalmente TOOSCO ;P Que assembleia o quee nda a vê..
Caraa cuidadoo.. Tem gente que copiaa essa TOSQUICEES ;~] aff..
Vaii seer sem noçãoo na... ;p
Beeijoos

Anónimo disse...

nossa esse texto naum não tem nada aver com nada,sócrates foi um filosofo antes de Cristo,e ele estava na politica em 2002 nossa esse texto é até uma piada hehe nossa tem tosco que naum le oq escreve e vai copiar vai virar piada na escola xaaaauuuu

Anónimo disse...

nossa meu, mas todo mundo ae debaixo são uns burros, pqp, antigamente, a cada ano que passava, ele regredia consecutivamente, até chegar no zero e depois começava a progredir, que foi depois de cristo, então a data da morte dele e a do nascimento estão corretíssimas!!

Anónimo disse...

querem mim ferra.Regressou em Abril de 2002 á Assembleia da República, onde exerceu o seu mandato de Deputado. (Tá pirando maluco.) Explica melhor, ninguem é taõ BBBuuurrooo como voçe. Ou Sócrates nao morreu?

Gerson disse...

looool

ele mistura o socrates da antiguidade cm o socrates primeiro ministro portugues!!!!

mt engraçado...

Anónimo disse...

[i[b] MEU VC EH MUITO BURRO QUEM
JA VIU MORRER ANTES DE NASCER
NUNCA MEU ISSO EH PRA TRABALHO
ISSO Ñ PRESTAS FAZER COM OS OUTROS
BURRO VAI PRA ESCOLA...
XAU BJUSSS

Unknown disse...

Nãao, ele não é burro.
O ano da morte e do nascimento dele tah ceerto. {Antigamentee A.C a data era decrescente}

e ele deve teeer copiado o texto de algum lugar, por issso misturo 2 textos.

bjs ;*

Anónimo disse...

HORRIVEL!!!!!!!!!!!
HORRIVEL!!!!!!!!!!!
HORRIVEL!!!!!!!!!!!
HORRIVEL!!!!!!!!!!!
HORRIVEL!!!!!!!!!!!
HORRIVEL!!!!!!!!!!!
HORRIVEL!!!!!!!!!!!
HORRIVEL!!!!!!!!!!!
HORRIVEL!!!!!!!!!!!
HORRIVEL!!!!!!!!!!!
HORRIVEL!!!!!!!!!!!
HORRIVEL!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

pô se naw fossem os comentários
eu ia mandar o texto pra fessora de filosofia meO...
depois q eu fui ler o texto... affe... nd a vr...
qm fez isso arruma, pelo amor neh...
aff... =(

e o pessoal q ta falando q sócrates morreu antes de nascer... sem comentários...
(os anos a.c. eram contados de forma decrescente, dãr...)
vão estudar neh... affe!!!!!!

Anónimo disse...

po sacanagem de qm escreveu isso eu copiei o texto todo um dia antes dfe entregar o trabalho ainda bem que eu resolvi ler texto sem nexo sem noçao vlw por nada vo ter que refazer o trabalho!!!
aff... :(

Anónimo disse...

oi eu gostei ate mais se a gente tem que fazer um trabalho vamos fazer!!!!
mais ate pro um lado isso é chato!!!

Unknown disse...

****

A pessoa que escreveu esse texto, não sabia o que escrever, ou então essa pesso queria apenas "ferrar" quem não faz trabalhos, mas sim copiam da NET sem nem menos ler. Essa é minha opnião. Quem fez esse texto com certeza é um genio, pois se lerem os 2 primeiros paragrafos que explica a vida de Sócrates esta tudo certo, mas o resto fala de outra pessoa.
...
Pelo texto NOTA 0,0

...
Mas pela ideia de fazer as pessoas leren os trabalhos que fazem NOTA 10,0

...

Thomas J. Boiano 18/08/2009

Estudante do 3° Ano do Ensino Médio

****

Anónimo disse...

ficou otimo obrigado me ajudou,quem fala que e ruim e burro,otario,fdp,desgraçado,otario,e a mae deles e uma vagabunda.

Anónimo disse...

Nossa fiquei horrorizada, também com este texto,coisa mais feia , conncordo com os demais colegas.

Anónimo disse...

os anos a.C são contados ao contrário --'

gente sem cultura mesmo !

Anónimo disse...

desgraçado aprende a escrever viaduuu eu vou tirar 0 mas nao copio essa merda de novo maldito vc é um retardado totalmente sem noçao desgraçadooooo a fuck you

Anónimo disse...

Que meeerda, se não gostaram que procurem outro site, ninguém é responsavel pela idiotice de vcs, otários, e ~tenho certeza que nada está errado, seus retardados, o único inteligente daí, foi o que disse que a.C os anos são decrescentes, caso contrário, ninguém saberia, lezados...!

Anónimo disse...

tipo o texto deve ser uma pegadinha mesmo pros preguiçosos q n tein coragem de pesquisar direito!

nossa só idiota diz q n pode acontecer o seguinte fato:
.nascer em 470 a.C e morrer 399 a.C
bando de burros!
aff q futuro terá nosso país com umas pessoas dessas ?

Bruna Hartmann disse...

Assassinaram o português...
Caralho, todos os comentários criticando o coitado. Parem e pensem bando de estúpidos, os anos antes de Cristo se conta ao CONTRÁRIO! Lógica basta para entender isso. Ele nasceu 470 anos antes de Cristo e morreu 399 anos antes de Cristo, entendem? Façam uma linha do tempo a.C.
Só rotulam o texto de "horrível, péssimo..." porque não entenderam as palavras. Eu to no 9º ano e tenho 13 anos e pelo menos sei que se conta ao contrário os anos.

JESUS MARIA JOSÉ usar o cérebro ta liberado gente!



*** uma coisa que não concordo, mas não tenho certeza. Ele nasceu em 427 a.C e viveu até 347 a.C ou 348 a.C -- não se sabe.

Isadora disse...

CARA, COMO VOCÊ FAZ UM TEXTO DESSES, DESVIANDO TANTO O ASSUNTO, EU TAVA FAZENDO UM TRABALHO IMPORTANTE, E ACHEI QUE ESSE SITE SERIA BOM, UMA COMPLETA TOLICE

Anónimo disse...

pohhha presta atenção A.C....ta certo se ele nasceu 470 A.C e morreu 399 A.C so pensa seus pohha,é questão de conhecimento né não,tudo bem o texto pode estar errados em outras coisas mais isso não né seus burros hipócritas