terça-feira, fevereiro 28, 2006

Carnaval Conceptual II

A segunda hipótese exposta no artigo anterior é um bom ponto de partida.

Ainda assim, é de salientar que todos os conceitos expostos são básicos e primários (à excepção, claro, do Pipismo). Existe um critério objectivo muito simples que o permite provar: são descritos apenas numa palavra.

Não. Um bom conceito para alguém se disfarçar tem de ser constituído por um conjunto de palavras que por si não deixem claro todo o conceito em questão, remetendo, ao invés para toda uma problemática complexa.

Atentemos ao caso da incontornável bebida "Vodka-Limão". Há vários anos atrás, quando pedia Vodka-Limão, recebia a bebida numa proporção que me agradava. O sabor era doce, dominado pelo sumo de limão. Mas o álcool estava lá, a fazer das suas (permitindo alcançar estados de consciência mais Pipistas).
Durante vários anos não voltei a pedir essa bebida.
Recentemente, no delicioso espaço de lazer nocturno o "Vacas Loucas", em Santos, voltei a pedir a bebida. Notei que a proporção de Vodka era muito elevada. A bebida sabia mais a Vodka do que a outra coisa, e, embora tivesse bebido tudo, não gostei tanto da bebida.
Há cerca de 3 dias, em Torres Vedras, num estabelecimento cujo nome não me recordo, voltou a acontecer o mesmo.

Isto abre um vasto espaço para conjecturas e especulações. O padrão é claro, mas quais são as variáveis com maior poder explicativo?? Qual será a razão pela qual isto se sucedeu??
De todas as explicações possíveis, uma pareceu bastante razoável: antigamente havia uma marca de "Vodka-Limão" pré-fabricada. A marca continha uma proporção mais baixa de Vodka (a proporção certa, de acordo com o meu gosto), o que permitia que a bebida fosse relativamente barata para as discotecas, que optavam por servi-la.
Eventualmente a marca terá falido, e as discotecas deixam agora que quem serve ao balcão prepare a bebida. Estes trabalhadores, que não pagam o custo das bebidas que preparam, tendem a ser "simpáticos" para com o consumidor, preparando-lhe um cocktail com uma proporção de Vodka generosa. Para mim a bebida fica pior, mas registo a simpatia do gesto.

Este sim é um bom conceito para alguém se disfarçar!! Isto sim é uma máscara original!


E é por isso que fica aqui registada a minha Promessa Pipista: no próximo Carnaval mascarar-me-ei de Problematização das Dinâmicas Cronológicas das Proporções no Vodka Limão: análise dos factores económico-sociais subjacentes.

Sem comentários: